quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A proposta do livro.


D. GERALDINA, BAIANA: EXEMPLO DE LUTA, ESPERANÇA E FÉ.


A proposta é apresentar uma personagem real, que vivenciou muitas fases históricas do nosso país,  pois a mãe ( Maria da Glória) foi escrava na sua infância e a Geraldina passou por todas as mudanças da sociedade brasileira e hoje bastante idosa, ainda tem a força e a alegria presentes na sua fala e atitudes.
As políticas públicas parecem pretender avançar neste campo da leitura e da literatura por meio da distribuição de livros. Cabe intensificar ações mais comprometidas com o enfrentamento do desafio que é trazer para a sala de aula o universo cultural  e afro-brasileiro.
Mostrar o exemplo da fibra, coragem, trabalho e solidariedade de D. Geraldina, como um referencial para as novas gerações, permitindo uma reflexão a respeito do papel da mulher na sociedade, bem como o fato de que o trabalho do negro contribuiu de forma bastante forte para o fortalecimento econômico do país. Assim sendo, um motivo de orgulho para as gerações de afro descendentes, que conhecendo suas origens reforçam sua identidade e para os não descendentes ampliam sua cultura a respeito do tema.
Pretende-se também mostrar sua importância em  sua comunidade, utilizando seus conhecimentos a cerca da medicina popular sendo benzedeira, e também como parteira auxiliando as mulheres no parto, tornando-se assim uma figura de liderança, de união e respeito.
Possiblitar também um trabalho sobre a história e a geografia do município de Santa Cruz do Rio Pardo, especialmente o surgimento e desenvolvimento da “Vila Divinéia”.
Mostar que mesmo as pessoas anônimas e humildes têm uma grande história pessoal, desde que se dê uma oportunidade de expressão de seus pensamentos e experiências.
Valorizar alguns valores éticos, tais como: companheirismo, solidariedade, humildade, trabalho e responsabilidade.
Pretende-se também fomentar discussões sobre o papel do negro na sociedade atual, fazendo uma contextualização entre o negro na época da escravidão e hoje “livre”, com poucas oportunidades de ascensão ecônomica e social. ( discussão a respeito do preconceito e da discriminação).

                                       Noriko , Marcelo, John, Antiella e Cristiane

2 comentários:

  1. Parabéns a todos pela iniciativa.As criança e jovens de hoje precisam de mais modelos positivos.Adorei e torço que seja o 1ºde muitos mais...

    ResponderExcluir
  2. Parabens , gostei muito do blog e o livro deve ser muito bom ! *---*

    ResponderExcluir